Câmara de Três Lagoas homenageia atletas no Dia Nacional do Futebol

Por Maria Lúcia Fernandes 20/07/2023 - 09:18 hs
Foto: Assessoria de Imprensa

Por conta de relevantes serviços prestados e desenvolvidos em prol do futebol no município, o vereador Britão entregou Moções de Congratulação para jogadores, treinadores e dirigentes de times da cidade e que atuaram até fora do país, nesta quarta-feira (19), Dia Nacional do Futebol, há 123 anos.

Na oportunidade, foram homenageados, os seguintes desportistas:

Clerisvã Pereira de Souza (in memorian)- atuante no Clube de Futebol Ipanema e times varzeanos e amadores, já falecido, teve a homenagem entregue à sua filha, Ana Caroline Maximiano de Souza.

Edevaldo do Nascimento Araújo, popularmente conhecido como Coxinha, iniciou com campeonatos escolares e foi treinador do Flamenguinho, do bairro Paranapungá, hoje com 25 atletas, tendo conquistado diversos títulos.

Edi Carlo Silva (Belisca)- iniciou em jogos escolares e ingressou no Carioca Futebol Clube, jogou no Sesc e Comercial Esporte Clube, onde conquistou vários títulos estaduais.

Gislaine Regina Santana- iniciou no futebol ainda adolescente na Vila Piloto, foi goleira do Comercial Esporte Clube, com várias conquistas. Atuou ainda em equipe espanhola, porém na linha.

Gleison de Oliveira Gonçalves (in memorian)- conhecido como Alemãozinho, começou na escolinha dona Adélia e, posteriormente, do professor Pedrinho. Jogou em diversas equipes de Três Lagoas e do interior de São Paulo. Jogou e treinou o time da empresa Frigotel. A mãe do homenageado, Maria Helena de Oliveira Gonçalves, recebeu a moção, em nome do filho.

João Jesus Garcia Torres- está no futebol desde 70, quando jogava no distrito de Garcia. Foi do juvenil do Sesc e, após, jogou em várias equipes, conquistando vários títulos. Treinador amador e profissional de 2002, treinando o Misto, na série B. É dos mais premiados da cidade: em 2018, treinou a equipe feminina, sendo vice- campeão do estado de MS. Em 2022, treinou o Comercial Esporte Clube.

Marcos Roberto Candido de Oliveira começou em jogos escolares e, posteriormente, compôs a equipe do Oratório, do professor Dori. Atuou em times amadores, sendo campeão em diversas ocasiões. Como profissional, jogou pelo Dom Bosco Futebol Clube. Posteriormente, assumiu como treinador do Vasco da Gama, da Tia Adélia. Em 2017, passou para o Bela Vista. Atualmente, dirige o time Ipanema.

Noel Rodrigues Pizolito- em 2012, ingressou na Sejuvel, onde trabalhou por cinco anos. Junto ao clube Ipanema, é presidente no segundo mandato, tendo vencido o varzeano de 2023, o campeonato Show do Milhão, além de vários vice-campeonatos. No Ipanema, dirige uma escolinha oficial de o time feminino que disputou o campeonato estadual.

Sérgio Adriano Porfírio Batista (Pula-Pula)- foi goleiro, fundador do Misto varzeano, disputou vários campeonatos e, após teste, tornou-se lateral esquerdo do time profissional do Dom Bosco; jogou também no Misto.

Waldecir de Oliveira- iniciou nas equipes de base e juniores do Oratório, tendo atuado em várias equipes, como o Ipanema, entre outros. Treinador do time feminino do Ipanema, por onde sagrou-se campeão.

Edi Carlo Silva, conhecido pelo apelido Belisca, usou a palavra e declarou sua honra, alegria e emoção em estar na presença de tantos amigos do futebol e autoridades. Ele relatou sua vida no esporte, como ter composto a equipe de Coxim, quando foi campeão de MS, e do Misto, tendo disputado a Copa do Brasil e enfrentado o Corinthians, um dos momentos mais importantes do futebol profissional três-lagoense. Aos jovens atletas, recomendou: “Não é fácil, mas quando vierem as barreira, pule e siga em frente”, disse.

O vereador professor Negu Breno prestigiou o evento e destacou a importância de cada homenageado para o esporte local. “Os 17 vereadores foram unanimes em aprovar as moções, mas é como se o povo, que representamos, estivesse fazendo as homenagens”, afirmou.

Para o secretário municipal de Esportes e Juventude, Antônio Rialino, Três Lagoas sempre apoiou os esportes e os atletas. Ele se lembrou dos mestres Dori, Tete e Pedrinho. Ainda relatou que, recentemente, teve conhecimento de estudo que revela que 72% dos municípios brasileiros destinam menos de 0,5% do seu orçamento para os esportes e que, em Três Lagoas, a pasta tem investimento de 1,6% do orçamento. Além de lembrar de diversos atletas que se destacaram, ao longo da história, ele fez questão de frisar que, para a atual administração, o “trabalho é valorizar crianças”.

Britão do Povão, proponente das homenagens, se declarou emocionado em poder entregar as moções a tantas pessoas que se dedicaram ao futebol, muitas vezes oferecendo uma opção social a crianças e adolescentes. “Esta é uma simples homenagem, mas é de coração. É muito honroso para mim e espero que todos os homenageados, seus familiares, amigos e outros que hoje não estão aqui, mas também merecem”, afirmou

Além do secretário Rialino, dos vereadores Breno e Britão, ainda compuseram a mesa o advogado Van Hanegan, Carlos Eduardo Xavier Leal e o jovem Émerson Júnior, de 12 anos, que trilha os caminhos do futebol, jogando em Araçatuba, atualmente. Frank Alves, chefe de gabinete do vereador Tonhão, e Liliane Camargo, chefe de gabinete do presidente da Câmara, Cassiano Maia, também estiveram presentes.

A solenidade foi aberta com apresentações artísticas do Coral Renascer, ligado à diretoria de Cultura do Município.

Por Assessoria de Imprensa